Depilação íntima feminina: métodos, cuidados e principais tipos

A depilação íntima feminina é um assunto que gera controvérsias: há aquelas mulheres que amam e fazem sempre, e existem aquelas que preferem a região a mais natural possível.

Independentemente de qual seja o seu time, é um fato que a depilação íntima realizada no Brasil é sucesso em várias partes do mundo. Prova disso é que existe um estilo chamado, em outros países, de Brazilian wax (ou depilação brasileira). Esse estilo consiste na retirada de todos os pelos da virilha e também do ânus (podendo deixar uma faixa fina na frente ou não).

Quer saber mais sobre o principais métodos de depilação íntima feminina e os cuidados essenciais para cuidar da pele antes, durante e depois da depilação? Acompanhe!

Quais os métodos de depilação íntima feminina mais comuns?

As opções mais populares para a remoção dos pelos da região íntima são a cera quente ou fria, o creme depilatório, a lâmina e o laser. Conheça mais sobre cada um deles e descubra o que mais combina com o seu perfil!

Cera quente

Se você já se depilou em um salão, provavelmente conhece a cera quente. Afinal, ela é um dos métodos mais comuns aqui no Brasil. Nesse processo, a cera é aquecida em um aparelho próprio (como um roll-on ou uma panelinha). Ela pode ser usada em todas as partes do corpo e seu resultado tem uma duração média de 20 a 30 dias.

Entre as vantagens da cera quente, podemos citar a ótima remoção dos pelos, já que o calor da cera ajuda a abrir os poros, e a durabilidade. Como desvantagem, também está o calor, curiosamente: é que ele pode prejudicar as peles mais sensíveis e, se a pessoa não souber usar a cera, pode, até mesmo, queimar a pele.

Cera fria

Essa é uma opção interessante para quem tem a pele sensível ao calor, já que, nela, não há aquecimento do material. A cera, nesse caso, está em temperatura ambiente. Já o processo é semelhante ao da depilação com cera quente — assim como os bons resultados.

Entre as vantagens da cera fria estão a praticidade e a segurança de um método que não envolve esquentar o material. Além disso, como remove os pelos pela raiz, a pele fica lisinha e o resultado tem boa durabilidade. Como ponto negativo, algumas pessoas acham a cera fria mais dolorosa, já que não há o calor para dilatar os poros.

Creme depilatório

Se você quer praticidade e rapidez, precisa conhecer o creme depilatório. Há opções de produtos divididos por áreas do corpo (como buço e corporal) e por tipos de pele (normal e sensível). Basta escolher o produto adequado à sua necessidade, seguir as instruções e usar em casa.

Entre as vantagens do creme depilatório podemos destacar a praticidade de ter o produto sempre à mão e fazer a depilação em casa em poucos minutos. Além disso, é um método indolor. Entre as desvantagens está uma duração um pouco menor, já que o creme não retira os pelos pela raiz.

Lâmina

Muitas pessoas não podem nem começar a ler este texto sobre a depilação íntima com lâmina que já começam a se coçar! Incômodos na pele são comuns nesse método, por causa da fricção da lâmina: vermelhidão, coceira, irritação e, até mesmo, cortes acidentais. Além disso, esse processo pode causar foliculite1 e pelos encravados2. Existe ainda o fato de que os pelos voltam rapidamente, já que a lâmina não os corta pela raiz.

Para quem não tem essas reações com esse processo, as vantagens da lâmina são a praticidade e o fato de fazer uma retirada indolor.

Laser

Hoje em dia, existem muitos métodos realizados por laser que são bastante eficientes e prometem manter os pelinhos longe por anos! Isso porque a luz "mata" o bulbo capilar, e a estimativa é uma pele lisinha entre 2 e 5 anos. Há processos mais e menos dolorosos entre as depilações por laser.

A maior vantagem desse procedimento é a longa duração, sem dúvidas. Entre as desvantagens mais importantes estão o alto custo e o fato de que a luz não funciona em pelos brancos ou bem clarinhos — já que é o pigmento do pelo que atrai a luz do laser.

Que tipos de depilação íntima feminina existem?

Agora que você já conhece os principais métodos de depilação íntima, que tal escolher o seu próximo look? Veja alguns tipos!

Depilação total

É o remoção total dos pelos da virilha e do ânus.

Virilha cavada

Aqui, são retirados os pelos da virilha, lábios externos e ânus, sobrando apenas uma faixa pequena no púbis.

Virilha modelada

Quem quer um desenho especial, como um coração, pode apostar na virilha modelada. Nesse processo, um molde com o desenho escolhido é usado para aparar os pelos do púbis. Não são incluídos lábios nem ânus.

Virilha comum com ou sem faixa de contorno

Nesse tipo de depilação, o púbis fica com os pelos, bem como o ânus. Aqueles removidos são os da virilha, apenas. A faixa de contorno é a linha de pequenos pelos que sobem até o umbigo — e ela pode ser retirada ou não.

Quais são os cuidados essenciais na depilação íntima feminina?

Viu só como o universo da depilação íntima feminina é vasto e divertido? Mas seja qual for o seu método e estilo, lembre-se de ter sempre alguns cuidados essenciais para manter a saúde da sua pele:

  • priorize a higiene, tanto nos processos feito em casa quanto na escolha de uma clínica e método profissional;
  • cuide da sua pele antes e depois da depilação, mantendo a hidratação e evitando calor no local;
  • respeite as instruções e normas, independentemente do método escolhido;
  • se algo sair do controle, como cortes, queimaduras ou grandes irritações, não tente consertar em casa. Procure ajuda médica imediatamente.

Agora está tudo pronto para a sua depilação íntima feminina ser um sucesso! Respeite o seu corpo e seus desejos. Assim, qualquer escolha vai fazer você se sentir bem consigo mesma.

E para saber mais sobre os cremes depilatórios, conheça uma excelente opção: Veet para peles delicadas.

REFERÊNCIAS:

  1. Foliculite - Sociedade Brasileira de Dermatologia
  2. Pelo encravado - Dráuzio Varella